Quarta-feira, 21
Maio 1997 POP ROCK
world
A lua no fundo do copo
PYEWACKETT
The Man in the Moon Drinks Claret (8)
Music &
Words, distri. MC – Mundo da Canção
Com “The Man in the Moon Drinks Claret”, os
Pyewackett chegam ao circuito português 15 anos depois da data da edição
original deste seu segundo álbum, após a estreia homónima, em 1981. Exemplo
típico do melhor “folk progressivo” inglês, exibe influências bem marcadas,
como dos Steeleye Span, nas vocalizações a duas vozes de Ian Blake e Rosie
Cross, dos Gentle Giant, no arranjo para cordas e flauta de bisel, e nas
vocalizações, num tema como “Bedlam city”, dos Gryphon (“Ce mois de Mai”, numa
mistura com Shirley Collins), ou ainda dos Albion Country Band (“The B de B”).
Mas todas estas características são sintetizadas de forma superior num álbum
que não esconde o gosto pela música antiga e por um hibridismo inusitado, bem
como um desempenho instrumental sofisticado que o coloca na linha do tal “folk
progressivo” que fez a transição da década de 70 para a seguinte. Danças
italianas do século XV, harmonizações intricadas, sintetizadores medievais,
baladas dos anos 20 (“The merry-go-round broke down”, de fazer água na boca),
requisições várias ao “English Dancing Master”, de John Palyford (não deixem de
consultar o marco “The Complete Dancing Master”, de Ashley Hutchings) combinam
como morangos e “chantilly” em “The Man in the Moon Drinks Claret”, um álbum
para beber, em noites de lua cheia, em demorados tragos.
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